VPR reafirma comprometimento de Angola com valores da Interpol

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou nesta terça-feira [03.10.2023] o comprometimento de Angola com os valores que norteiam a criação e actuação da Interpol, enquanto ente importante da política securitária internacional.

Esperança da Costa, que intervinha na 26ª Conferência Regional Africana da Interpol, que decorre em Luanda, referiu que o país, desde os primórdios da sua Independência, preocupado com a paz e a segurança pública, viu na INTERPOL uma organização de relevância, razão pela qual manifestou a intenção, há 41 anos, de aderir à Organização, pretensão consumada na 51.ª Sessão da Assembleia Geral realizada na Região de Torremolinos, Reino da Espanha.

Desde então, prosseguiu, Angola tem tido oficiais em comissão de serviço nos diferentes órgãos operativos, administrativos, do Secretariado-Geral e de governação da organização. “A INTERPOL desenvolveu e desenvolve capacidades que permitem hoje conectar os 195 Estados-membros, que têm servido com os seus instrumentos e serviços a todos os Órgãos de Aplicação da Lei e com funções policiais na prevenção e combate à criminalidade comum, organizada e transfronteiriça”, afirmou a Vice-Presidente da República.

Foi nesse espírito que em 2019, durante a 24.ª Sessão da Conferência Regional Africana, realizada em Kigali, Ruanda, apresentou a sua candidatura para acolher a 26.ª Conferência, que se realiza numa altura em que o país celebra o 41º aniversário da sua adesão à Interpol.

“Deste modo, auguramos que a INTERPOL ao congregar as polícias de todos países membros contribua para que o Mundo seja um lugar cada vez mais seguro, sendo esta uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos os Estados”, afirmou a Vice-Presidente da República.

A 26.º Conferência Regional Africana, defendeu Esperança da Costa, deve constituir mais um marco na paz e na segurança internacional.
“A garantia da segurança pública constitui o primeiro extracto para uma sociedade segura e para um mundo de paz”, afirmou a Vice-Presidente da República.

Num evento que conta com 350 delegados de países africanos, europeus e americanos, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca e o ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, marcaram presença na sessão de abertura da Conferência Regional Africana da Interpol.

Previous VPR defende cooperação estreita no combate ao crime organizado e ao terrorismo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados